O sistema de frenagem é composto de diversas peças, todas fundamentais para o desempenho na hora de desacelerar o seu veículo. Para que ele funcione, quando o motorista pisa no pedal de freio é preciso que haja um atrito nas rodas, reduzindo a velocidade do carro aos poucos ou bruscamente, quando necessário.
Isso ocorre quando a força da pressão que fazemos no pedal passa para o servo freio e, em seguida, para o cilindro mestre. É ali que fica o fluido de freio. Com o acionamento dessa engrenagem, uma pressão hidráulica é formada, comprimindo as pastilhas e as colocando em atrito com o disco. Isso é o que faz com que as rodas parem de girar.
O sistema de freio tem sido aperfeiçoado cada vez mais pelos engenheiros que atuam na indústria automobilística. Assim, têm uma quantidade maior de componentes que fazem parte dessa engrenagem, potencializando a eficiência de suas peças. Se há um avanço na tecnologia, por outro lado há uma necessidade maior por parte dos donos de veículos de fazer a manutenção preventiva periódica, ficando atento, sempre, a qualquer mudança apresentada em seu funcionamento.
Afinal, falhas nos freios podem causar acidentes graves e, até mesmo, fatais. Quanto antes os problemas forem encontrados e solucionados, mais tranquilo e seguro será o uso do automóvel para você e para a sua família. Além disso, a antecipação de falhas no sistema ajuda na redução de gastos com o veículo.
Confira todas as soluções que podemos oferecer para você.